Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ex-presidente de Cuba (1976-2008) e líder da Revolução Cubana (1959), Fidel Castro, apareceu hoje (19) no encerramento do 6º Congresso do Partido Comunista, em Havana. Os debates começaram no sábado (16), mas ele não compareceu às discussões. Fidel participou da sessão e foi aplaudido de pé por cerca de mil delegados do partido.
As informações são da estatal Rádio Havana de Cuba e das agências públicas de notícias da Venezuela, AVN, e de Portugal, a Lusa. Muitos dos presentes, ao verem Fidel, emocionaram-se e não seguraram as lágrimas. A aparição de Fidel ocorre no mesmo dia do anúncio de que deixará o último cargo político que detinha – o de primeiro-secretário do Partido Comunista.
Na sessão de encerramento do congresso, Fidel sentou-se ao centro da mesa de dirigentes do Partido Coministra de Cuba (PCC), ao lado do irmão e atual presidente de Cuba, Raúl Castro. Também ficará com Castro o cargo de primeiro-secretário do PCC.
Ontem (18) Fidel pediu aos participantes que aprovem as reformas propostas por Raúl Castro e que mantenham os esforços para preservar o socialismo. Hoje foi divulgado um pacote de medidas com as principais definições que estabelecem mudanças políticas e econômicas em Cuba. As alterações incluem redução de mandatos públicos e a abertura da economia interna.
Edição: Talita Cavalcante