Enterrados os corpos de manifestantes que protestaram contra o regime na Síria

03/04/2011 - 14h02

Da Agência Lusa

Brasília – Milhares de pessoas assistiram hoje (3), nas ruas de Douma, na Síria, aos funerais de oito manifestantes mortos na sexta-feira após uma intervenção das forças de segurança.

Os manifestantes foram mortos durante um dos protestos que eclodiram na última sexta-feira (1º) em várias cidades do país, em resposta a um discurso, considerado decepcionante, do presidente Bashar Al-Assad, que não anunciou qualquer reforma democrática.

As lojas de Douma encontram-se fechadas hoje, por precaução, e não há "presença visível" por parte das forças de segurança. Já hoje, o presidente sírio encarregou o ministro da Agricultura demissionário, Adel Safar, de formar um novo governo, conforme anunciou a agência oficial Sana. Segundo a agência, Al-Assad promulgou um decreto instruindo Adel Safar para formar o governo.

O governo de Mohammad Naji Otri, formado em 2003, não suportou as manifestações no país e demitiu-se no dia 29 de março, duas semanas após as primeiras manifestações contra o regime.

As autoridades sírias realizaram ontem (2) a maior detenção de opositores ao regime, segundo comunicado de organizações de defesa dos direitos humanos.