Deputados escolhem vice-presidentes de comissão da reforma política

15/03/2011 - 20h08

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute propostas para reforma política escolheu há pouco o nome dos seus primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes. Por unanimidade, foram eleitos os deputados Edinho Araújo (PMDB-SP), William Dib (PSDB-SP) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), respectivamente.

O presidente da comissão, Almeida Lima (PMDB-SE), vai se reunir amanhã com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para sugerir que as propostas aprovadas pelo colegiado sejam encaminhadas diretamente ao plenário, sem a necessidade de tramitação em outras comissões. A proposta foi sugerida por membros da comissão como forma de agilizar as votações em torno da reforma política. 

Neste momento o colegiado discute o cronograma de trabalhos. O presidente da comissão propôs a realização de reuniões às terças-feiras e quintas-feiras pela manhã e de cinco grandes encontros com a sociedade, em cada uma das regiões do país.

A proposta de audiência nos estados, no entanto, foi criticada por vários membros da comissão. Os contrários à ideia argumentam que esses encontros inviabilizariam os trabalhos.  

As discussões, na prática, sobre os temas polêmicos para o que a comissão foi criada, como a possibilidade de utilização do voto distrital ou distrital misto, o fim das coligações e o financiamento público de campanha, só começarão na próxima terça-feira.  
 

 

Edição: Rivadavia Severo