Khadafi perde título de doutor honoris causa da Universidade de Cartum, do Sudão

08/03/2011 - 12h26

Da Agência Lusa

Brasília - A Universidade de Cartum (Sudão) anunciou hoje (8) que o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, ficará sem o título de doutor honoris causa concedido pela instituição. O título foi dado ao líder líbio em 1996. A decisão, segundo o conselho da universidade, foi cancelado por causa da violência contra a população do país em consequência dos conflitos entre manifestantes que querem a saída de Khadafi e as forças militares do governo.

"O Conselho da Universidade de Cartum decidiu, numa reunião na segunda-feira [7], retirar o doutor honoris causa ao coronel Muammar Khadafi [em condenação] às ações do regime contra os civis", anunciou a instituição, em um comunicado.

Assim como vários países da África, o governo do Sudão é acusado de graves violações de direitos humanos. O atual presidente sudanês, Omar al Bashir, é alvo de um mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra e contra a humanidade na região do Darfur.

A região de Darfur, no Oeste do Sudão, é palco há vários anos de uma guerra civil. A estimativa das Nações Unidas é que estes conflitos causaram 300 mil mortos e o deslocamento de cerca de 2,7 milhões de pessoas. Mas o governo de Bashir admite apenas o número de 10 mil mortos.