Termina amanhã mutirão para ajudar vítimas de enxurradas no Rio a obter documentos

22/02/2011 - 19h33

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio de Janeiro (Incra-RJ) encerram amanhã (23), em Areal, o Mutirão de Documentação na região serrana fluminense.

 

O mutirão começou dia 31 de janeiro, com objetivo de emitir e regularizar documentação dos produtores rurais atingidos pelas chuvas ocorridas na região serrana no início do ano. O trabalho ajuda as vítimas das enchentes a obter a segunda via das carteiras de identidade e de trabalho, registro de nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de previsão para aposentadoria no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e seguro e isenção do pagamento de taxas cartorárias.

 

Areal será o sétimo município atendido pelo MDA, o Incra-RJ e seus parceiros, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), a Fundação Leão 13, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Banco do Brasil.

 

“Estamos encerrando a agenda (do mutirão), em atendimento à determinação do Gabinete Civil da Presidência da República”, disse a responsável pelo mutirão, Maria do Carmo Fonseca. Até agora, foram visitados os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Sumidouro.

 

Até a próxima sexta-feira (25), Maria do Carmo pretende concluir um relatório com o balanço do mutirão. Os dados serão encaminhados ao MDA e à Superintendência do Incra-RJ.

 

 

Edição: João Carlos Rodrigues