Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (22) mudanças no cálculo da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que deverão refletir na conta de luz paga por todos os consumidores do país.
No entanto, o impacto financeiro das novas mudanças ainda não foi estimado pela Aneel. Com a nova resolução, a CCC passará a reembolsar às distribuidoras o gasto total com produção de energia para os sistemas isolados, o que inclui, além do combustível usado na geração termelétrica, os custos de compra de energia adicional, de geração própria e de encargos e impostos pagos pelas distribuidoras. Anteriormente, apenas o custo do combustível era incluído na conta da CCC
A CCC é um dos itens que compõem as tarifas de energia elétrica, e é paga por todos os consumidores de energia do país. Os recursos subsidiam a compra dos combustíveis usados na geração de energia por usinas termelétricas para os sistemas isolados, localizados principalmente na Região Norte do país.
Para calcular o valor da CCC deste ano, a Aneel vai fazer uma consulta pública, ainda sem data marcada. Após a consulta, será decidido o custo unitário da CCC por distribuidora que será incluído nos processos de reajuste e revisão tarifária de cada concessionária.
Edição: Rivadavia Severo