Lugo vai a Cuba para tratamento de tendinite, diz assessoria

17/02/2011 - 4h51

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois de longo tratamento para a cura de um câncer no ano passado, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, está em Cuba onde internou-se no Complexo Científico Ortopédico Frank País. A assessoria do presidente informou que ele ficará em Havana até domingo (20) para tratar de uma tendinite. As informações são da Presidência da República do Paraguai.

A instituição cubana tem especialidades de cirurgia ortopédica, traumatologia, reconstrução e reabilitação do sistema osteomioneuroarticular. Lugo está acompanhado por seu médico particular, Jorge Querey, e o secretário privado, Miguel Rojas. Nos quatro dias em que estiver em Cuba, a presidência interina do Paraguai ficará a cargo do vice-presidente Federico Franco.

Lugo desembarcou em Havana usando um traje típico cubano – guaiabera, que é uma camisa de linho que se usa para fora da calça comprida -  na cor branca, com detalhes em azul e vermelho. O traje é considerado ideal para o calor que faz na região.

Ao longo do ano passado, o presidente paraguaio fez seis sessões de quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e também em uma clínica privada em Assunção, a capital paraguaia. Em novembro de 2010, o tratamento foi concluído.

Em exames recentes, feitos no mês passado, houve a conclusão de que não há sinais da doença.  Segundo boletim  médico, houve uma “remissão” no linfoma. Em nota, no fim de janeiro, a Presidência da República do Paraguai informou que o quadro clínico do presidente “é excelente”.

A previsão, de acordo com a assessoria de Lugo, é que em 26 de março o paraguaio e a presidenta Dilma Rousseff se reúnam em Assunção. Um dos principais temas da conversa é a renegociação das tarifas da Itaipu Binacional.

Edição: Graça Adjuto