Patriota confia em avanços nas negociações com a União Europeia

27/01/2011 - 7h21

Da BBC Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que será possível avançar de forma positiva nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Elas ocorrem no momento em que o bloco classifica como “inaceitável” a abertura do mercado europeu para os produtos agrícolas sul-americanos. Para os europeus, a abertura do mercado é uma ameça à agricultura local.

Ontem (26) Patriota se reuniu, em Bruxelas na Bélgica, com a alta representante da União Europeia, Catherine Ashton, e com os presidentes do Conselho e da Comissão Europeia, Herman Van Rompuy e José Manuel Durão Barroso.

“Senti um compromisso político do mais alto nível por parte da UE na direção de concluir (as negociações) de maneira satisfatória durante este exercício”, afirmou o ministro, na sua primeira viagem à Europa.

A reunião, segundo o chanceler, serviu para preparar os temas que constarão da agenda da cúpula Brasil-UE, que deverá ser realizada em outubro na capital belga. De acordo com o chanceler, a presidenta Dilma Rousseff deve participar dessa reunião.

Ontem, a Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu aprovou resolução na qual qualifica de “inaceitáveis” as negociações sobre o acordo entre o Mercosul e a UE pelos riscos de ameaça à agricultura europeia.