Médicos e enfermeiros da UFRJ promovem mais uma ação voluntária de atendimento aos desabrigados

23/01/2011 - 12h52

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Uma equipe de cerca de 70 profissionais de saúde, todos voluntários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai subir novamente a serra fluminense, na próxima terça-feira (24), para prestar assistência à população que está vivendo em abrigos. Na semana passada, o grupo esteve em Nova Friburgo, um dos municípios mais prejudicados pelas chuvas, atendendo, principalmente, crianças.

De acordo com o infectologista da UFRJ Edmilson Migowski, responsável pela equipe, o objetivo da nova visita é, além de levar mais medicamentos e fazer novos exames, acompanhar a evolução dos tratamentos iniciados. “Fizemos um atendimento concentrado para poder acompanhar a evolução dos casos. As principais queixas eram ligadas a dores abdominais e diarreias, problemas relacionados ao contato com a água contaminada das enchentes”, disse Migowski.

Segundo informou o médico infectologista, o comboio vai levar ainda medicamentos de diversos tipos, entre eles remédios para cicatrização de feridas, material para curativos, analgésicos e produtos contra piolhos e doenças de pele, cuja contaminação é facilitada quando muitas pessoas convivem por muito tempo num mesmo lugar, como é o caso dos abrigos para vítimas da tragédia.

O grupo, que desta vez inclui profissionais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, é composto por clínicos gerais, enfermeiros, dentistas, técnicos de laboratório e, principalmente, pediatras.

Edição: Vinicius Doria