Plano de recuperação do setor produtivo da região serrana do Rio deve ser anunciado até sexta

18/01/2011 - 20h29

Ivan Richard

Enviado Especial

 

Nova Friburgo (RJ) - O governo federal deve anunciar até sexta-feira (21) um plano de recuperação do setor produtivo dos municípios da região serrana do Rio de Janeiro destruídos pelas fortes chuvas que castigam a região desde a semana passado. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou hoje (18) que estão sendo elaboradas uma série de linhas de crédito, com juros baixos e prazos longos, para recuperação de prédios e compra de máquinas.

 

“Medidas de apoio aos setores produtivos da região serrana do Rio já estão sendo analisadas pelos ministérios da Fazenda, Casa Civil e Integração Nacional, além do Banco do Brasil, BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e Caixa Econômica Federal”, disse Bezerra. “Vou trabalhar amanhã com os ministros Antonio Palocci e Guido Mantega. Espero que entre quinta e sexta possamos anunciar as medidas de apoio ao setor produtivo atingido pelas chuvas”, disse Bezerra, depois de sobrevoar a região.

 

Ao lado dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do governador Sérgio Cabral, Bezerra afirmou o governo pretende liberar, por meio do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da Investe Rio, financiamentos novos, com juros baixos, prazo de pagamento de até dez anos e período de carência que pode variar de dois a quatro anos. “Os recursos servirão tanto para o financiamento do capital de giro quanto para recuperação de unidades produtivas, como prédios, instalações e máquinas equipamentos.”

 

O ministro disse que foram feitos contatos com várias áreas do setor produtivo da região. “Ouvimos as reivindicações de representantes de hotéis, pousadas, restaurantes, da indústria e da agricultura.”

 

De acordo com Bezerra, está sendo feito um levantamento sobre o perfil econômico dos municípios para saber, por exemplo, o número de indústrias e de empregados. “Estamos fazendo um balanço para poder anunciar o volume de recursos que estarão à disposição dos empresário e agricultores.”

 

Bezerra afirmou ainda que, por determinação da presidenta Dilma Rousseff, estará na região pelo menos três vezes por semana para acompanhar o andamento das ações de socorro às vítimas e de recuperação dos municípios da região serrana.