Abastecimento de água em Nova Friburgo já foi retomado em 65%

18/01/2011 - 12h51

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil
  
Rio de Janeiro - Já foram restabelecidos 65% do abastecimento de água no município de Nova Friburgo. Os 35% restantes dependem da retomada do funcionamento da Estação de Tratamento de Rio Grande de Cima, bastante danificada pelas chuvas na cidade.

De acordo com a concessionária Águas de Nova Friburgo, equipes da empresa estão trabalhando para recuperar duas adutoras e limpar os painéis de controle do sistema de captação de água.
 
A retomada da operação depende ainda do restabelecimento da energia elétrica, serviço que está sendo executado pela Energisa, concessionária do município. O temporal derrubou postes e cabos de alta tensão responsáveis pelo fornecimento de energia à estação de tratamento, que também ficou isolada, devido à queda de barreiras na estrada de acesso.

Cerca de 400 funcionários da concessionária e do grupo Águas do Brasil, do qual ela faz parte, foram mobilizados para os trabalhos de retomada do abastecimento. O fornecimento vem sendo feito, de forma gradual, desde a tragédia do último dia 12.
 
As equipes da empresa também trabalharam na desobstrução da estrada de acesso à estação de tratamento de Rio Grande de Cima. Enquanto a estrada permaneceu inteditada, helicópteros da Marinha levaram equipamentos para substituir os motores danificados da estação.
 
Até a normalização completa do fornecimento, os hospitais da cidade, incluindo os de campanha, estão sendo abastecidos por caminhões-pipa. Segundo a concessionária, o mesmo ocorre com as creches e os abrigos montados pela prefeitura.

Edição: Graça Adjuto