Dilma recebe mensagem da presidenta argentina reforçando intenção de manter diálogo com Brasil

02/01/2011 - 10h58

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff recebeu uma mensagem da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, afirmando que brasileiros e argentinos deverão manter o diálogo que caracteriza as relações bilaterais. A mensagem foi entregue pelo ministro das Relações Exteriores argentino, Héctor Timerman, que cumprimentou ontem (1º) a presidenta brasileira na solenidade no Palácio do Planalto.

“Ela [Cristina Kirchner] lhe enviou uma mensagem de carinho e disse que sabe que não faltará oportunidade de continuar um diálogo que começou há muito tempo", disse o chanceler argentino. As informações são da agência oficial da Argentina, a Telam.

Timerman se reúne hoje (2) à tarde com o novo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota. Na conversa, o chanceler argentino pretende acertar a primeira visita de Dilma à Argentina. Patriota também tem encontro marcado com o ministro de Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de Cabo Verde, José Brito.

Brito representou o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires. O país africano cujo idioma também é português é um parceiro tradicional do Brasil na África e membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Brasil e Cabo Verde mantêm importante programa de cooperação técnica. Atualmente há 13 projetos em execução no total de US$ 3,5 milhões. Na cooperação educacional, Cabo Verde é um dos principais beneficiários do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), com 39% dos candidatos selecionados. Em 2008 foi inaugurado, em Praia, o Centro Cultural Brasil-Cabo Verde.

Edição: Juliana Andrade