Lula inaugura a distância agência da Previdência em Caetés

30/12/2010 - 12h54

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou hoje (30), no penúltimo dia do mandato, a distância uma agência da Previdência Social em sua cidade natal, Caetés (PE). Lula nasceu em Caetés, mas há 64 anos a localidade era distrito de Garanhuns.

Em evento com transmissão ao vivo e via satélite, o presidente conversou com o primeiro trabalhador rural que teve a aposentadoria concedida na agência. Identificado apenas por seu Cícero, o trabalhador comemorou a agilidade no processo de aposentadoria e contou que conheceu toda a família de Lula. O presidente brincou com Cícero pedindo ao recém-aposentado que guardasse um dinheirinho da aposentadoria para pagar a ele uma cerveja em uma futura viagem à cidade.

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, fez questão de dizer durante seu discurso que Caetés estava recebendo a agência da Previdência devido ao número de habitantes. Caetés tem 26 mil habitantes, e a regra é instalar unidades em cidades com mais de 20 mil habitantes.

Lula criticou os peritos do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) por causa da greve ocorrida este ano. “Eles foram ingratos comigo. Termino o mandato dizendo que estou chateado. Eles ganhavam quase nada, elevamos para R$ 14 mil e o agradecimento foi fazer uma greve pedindo mais”, disse.

Já sem tempo para viajar pelo país a fim de inaugurar obras, na cerimônia no Palácio do Planalto o presidente Lula também fez, a distância, mais duas inaugurações em diferentes estados. Uma delas foi a terceira cascata de enriquecimento de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil, em Resende (RJ), e a Usina Hidrelétrica Foz de Chapecó, que fica entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A agência da Previdência de Caetés terá capacidade para atender cerca de 500 segurados por mês e realizar uma média de 50 perícias mensais. A cascata de enriquecimento de urânio torna as Indústrias Nucleares do Brasil a única fabricante de combustível nuclear no mundo com enriquecimento e fabricação no mesmo local. Já a usina hidrelétrica, localizada no Rio Uruguai, integra o plano de metas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a obra completa estará pronta apenas em 2011.

Edição: Talita Cavalcante//A matéria foi ampliada.