Petistas gaúchos comemoram eleição de Dilma

31/10/2010 - 20h38

Carolina Pimentel
Enviada Especial

Porto Alegre - Centenas de militantes do PT comemoram a vitória de Dilma Rousseff, eleita primeira mulher presidente do Brasil, em frente ao diretório municipal do partido, no centro da capital gaúcha.

O anúncio que confirmou a eleição de Dilma foi comemorado pelos líderes petistas no comitê – entre eles, o presidente do partido no estado, Raul Pont, e o ex-governador Olívio Dutra. “É uma vitória para o Brasil e para o Rio Grande do Sul. Vamos honrar os programas que defendemos”, disse Pont. Com a comemoração, a polícia desviou o trânsito de carros e ônibus para ruas vizinhas ao diretório.

Dilma Rousseff começou o dia tomando café da manhã com correligionários e políticos aliados em um hotel de Porto Alegre. Depois, votou na Escola Santos Dumont, na zona sul da cidade, acompanhada do governador eleito Tarso Genro (PT). Ela visitou a filha Paula e o ex-marido Carlos Araújo. Em seguida, a petista viajou para Brasília para acompanhar a apuração dos votos.

No Rio Grande do Sul, Dilma Rousseff participou da fundação do PDT de Leonel Brizola. Em 1986, foi nomeada secretária da Fazenda de Porto Alegre, na administração de Alceu Collares. Nos anos 90, assumiu a presidência da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Depois, comandou a secretaria estadual de Minas e Energia. Em 2001, integrou o grupo que saiu do PDT para se filiar ao PT, partido pelo qual foi eleita presidente.

Edição: João Carlos Rodrigues