No Pará, 43 pessoas já foram presas neste domingo

31/10/2010 - 16h20

Pedro Peduzzi
Enviado Especial

Belém (PA) - O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) contabilizou 43 prisões em todo o estado, até as 16h (horário local), sendo 33 por boca de urna e cinco por transporte ilegal de eleitores. As prisões foram feitas nos municípios de Curuçá, Afuá, Oriximiná, Tucuruí, Xinguara e Tomé-Açu.

Só em Tucuruí e Xinguara foram efetuadas 33 prisões por boca de urna. No caso de Xinguara, as prisões ocorreram em apenas uma operação policial no comitê do PT. Segundo o corregedor do TRE-PA, Ricardo Nunes, “havia material pronto para ser distribuído”.

A ação, explicou, foi feita a partir de uma denúncia feita à Justiça Eleitoral local e contou com a participação direta da juíza Eleitoral responsável pelo caso, Rita Helena Fagundes Dantas. “Entre as pessoas que estavam no local havia um vereador e um menor de idade, que já foi entregue à mãe”.

Em Afuá e Oriximiná foram efetuadas quatro prisões por transporte irregular de eleitores.

De acordo com o TRE-PA, das mais de 16,7 mil urnas eletrônicas espalhadas pelo estado, apenas nove apresentaram problemas: duas em Redenção, duas em Marabá, três em Ananindeua, uma em Viseu e uma em Acará. Mas tudo já foi resolvido, sem a necessidade de utilização do sistema manual. "É um número insignificante", avaliou o diretor-geral do TRE-PA, Francisco Valentim.

Estimativas do tribunal indicam que, até as 13h, 60% dos eleitores já haviam votado. No primeiro turno este índice foi, no mesmo horário, de 56%. “Mas isso pode ser explicado pela maior celeridade deste pleito, em função de estarmos votando apenas para dois cargos”, explicou Valentim.

Edição: Vinicius Doria