Feriado prolongado elevou abstenções no Rio de Janeiro, diz TRE

31/10/2010 - 20h34

Nielmar de Oliveira

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – A abstenção no estado do Rio de Janeiro no segundo turno das eleições presidenciais de 21,03%, ante os 17,37% do primeiro turno, foi consequência do feriado prolongado pelo Dia de Finados e agravado pelo ponto facultativo decretado pelos governos estadual e municipal, na avaliação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, Nametala Jorge.

“Eu acho que o legislador tem que ser sensível para com essa questão da eleição, que não pode ser marcada para véspera de feriadões. Seria melhor mudar o calendário da eleição para que não fique esse vácuo, porque o eleitor, evidentemente, vai para Búzios, Cabo Frio e demais cidades da Região dos Lagos em detrimento do exercício do seu direito ao voto. Há ainda essa questão das pesquisas, amplamente favoráveis a um dos candidatos que desestimula o eleitor”.

Ao fazer um balanço da votação neste segundo turno, Nametala Jorge destacou o caráter pacífico e a tranquilidade com que o pleito ocorreu. “Foi uma votação célere, tranquila e sem nenhum fato digno de registro significativo de nota. Eu penso que foi um êxito absoluto”.

 

Edição: Rivadavia Severo