Presidente da Argentina chega ao velório do marido

28/10/2010 - 12h02

Luiz Antônio Alves
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, já está no Salão dos Patriotas Latino-Americanos da Casa Rosada, sede do governo, onde é realizado o velório de seu marido Néstor Kirchner, que morreu ontem (27) aos 60 anos de idade. A seu lado está a filha, Florência, e a cunhada Alícia, que é ministra do Desenvolvimento Social. No local já estava Anibal Fernandez, chefe de gabinete da Casa Rosada.

Vários ministros de Estado e autoridades do primeiro escalão do governo também se posicionam diante do caixão de Kirchner. Há pouco, chegaram ao salão da Casa Rosada integrantes das Mães da Praça de Maio, organização que durante anos cobrou da ditadura argentina informações sobre filhos presos e desaparecidos.  

Cristina Kirchner recebeu há pouco o presidente da Confederação Geral do Trabalho, Hugo Moyano, principal aliado do governo Kirchner na área sindical. Ele convocou uma manifestação para hoje (28), na Praça de Maio, localizada diante da Casa Rosada, para expressar condolências pela morte do ex-presidente e apoio a Cristina Kirchner.

A população de Buenos Aires forma grandes filas na rua lateral à Casa Rosada e continua passando diante do caixão do ex-presidente, manifestando-se com palmas, refrões das campanhas políticas de Kirchner e palavras de ordem. O velório do ex-presidente continua ao longo da tarde e da noite, devendo encerrar-se na tarde de amanhã (29).

Edição: Graça Adjuto