Governo inaugura seis hidrelétricas em Goiás

18/10/2010 - 4h46

Sabrina Craide*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura amanhã (19) a Usina Hidrelétrica Serra do Facão, na cidade de Catalão (GO). A energia produzida pela usina, com potência instalada de 210 megawatts (MW), vai ser incorporada ao Sistema Interligado Nacional e poderá ser distribuída para todo o país.

No mesmo dia, o governo fará a inauguração de mais cinco hidrelétricas em Goiás que, juntas, terão potência instalada de 645 MW e gerarão 7 mil empregos diretos. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, vai inaugurar a Usina de Barra dos Coqueiros, entre os municípios de Cachoeira Alta e Caçu. A Usina de Salto do Rio Verdinho, entre os municípios de Itarumã e Caçu, será inaugurada pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner. Também serão inauguradas as hidrelétricas Caçu, Salto e Foz do Rio Claro.

A Hidrelétrica Serra do Facão está localizada no Rio São Marcos, na divisa dos estados de Goiás e Minas Gerais. O empreendimento está sob responsabilidade da Serra do Facão Energia, empresa formada por Furnas Centrais Elétricas (49,47%), Alcoa Alumínio (34,97%), DME Energética (10,09%) e Camargo Corrêa Energia (5,46%).

Além da usina, o projeto prevê a construção de uma linha de transmissão de 30 quilômetros e a formação do reservatório com 227 quilômetros quadrados de área.

 

Para dar detalhes sobre os empreendimentos, está prevista para hoje (18) à tarde, no município de Catalão, uma entrevista coletiva com o diretor de Monitoramento do Setor Elétrico do Ministério de Minas e Energia, Robésio Maciel de Sena; com o presidente da Serra do Facão Energia, Eduardo Bueno; e com o diretor de Construção de Furnas, Márcio Porto.

 

*Colaborou Pedro Peduzzi

Edição: Vinicius Doria//Matéria alterada para acréscimo e correção de informação.