Bancários de São Paulo mantêm greve

07/10/2010 - 19h33

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os bancários de São Paulo continuam em greve. A decisão foi tomada hoje (7) em assembleia da categoria (7). Uma nova reunião dos bancários está marcada para a próxima quarta-feira (13).
 
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, disse, em nota, que 667 agências bancárias e 17 centros administrativos estão fechados devido a paralisação iniciada no dia 29. O sindicato estima que 37,5 mil trabalhadores estão parados no estado.

“A Fenaban [Federação Nacional dos Bancos] se recusa a abrir as negociações e apresentar uma proposta que contemple o aumento real de salários”, diz, em nota, o sindicato. A categoria pleiteia aumento de 11%, e elevação na participação nos lucros e resultados, vale-refeição, auxílio-creche e pisos salariais maiores.

A Fenaban alega que aceita discutir reajuste real dos salários e demais benefícios, inclusive a participação nos lucros e resultados. “Mas não pode aceitar um índice exagerado como o pleiteado pelos sindicatos”.

Segundo a Fenaban, os bancários vêm recebendo aumento real, acima da inflação, todos os anos, desde 2004, e contam com a melhor convenção coletiva de trabalho do país, além de garantia de participação nos lucros e resultados.
 

 

Edição: Rivadavia Severo