Serra diz que segundo turno não foi surpresa

04/10/2010 - 0h49

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

São Paulo – O candidato do PSDB, José Serra, afirmou, há pouco, que não ficou surpreso com o fato de ter chegado ao segundo turno, contrariando as pesquisas de intenção de voto, que até há poucos dias indicavam que a eleição seria concluída no primeiro turno.

"Eu hoje estou muito feliz, mas não tanto surpreso, porque já sabia da força que o povo iria nos dar. Não foram as pesquisas, mas sim o povo brasileiro que me trouxe até aqui", disse Serra, que ficou com 33,1 milhões de votos (36,2% dos válidos).

Ele agradeceu aos militantes e às lideranças dos partidos que apoiaram sua candidatura. Serra disse que pretende renovar o compromisso de trabalhar por um Brasil com mais segurança e menos miséria. Ele prometeu, se eleito, defender a integridade das instituições, lutar pela liberdade de imprensa e respeitar a integridade dos poderes constituídos.

 

O candidato pediu que todos trabalhem pela vitória no segundo turno. "A partir de amanhã ninguém viaja, ninguém descansa. Nenhum deputado eleito, nem o [governador eleito Geraldo] Alckimin. Vamos continuar nessa pegada até o final de outubro", afirmou.

Ao cumprimentar seus adversários, Serra enfatizou o papel da candidata do PV, Marina Silva, cujo crescimento nas últimas semanas contribuiu para o segundo turno. Marina informou que vai consultar o partido para decidir quem apoiará no segundo turno. "Ela contribuiu para o jogo democrático no Brasil e por ter aproximado tantos jovens da política", disse Serra.

 

Edição: Nádia Franco