Falta apurar uma urna no Acre para concluir eleição no país

04/10/2010 - 19h24

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou que falta apenas uma urna para ser apurada, no Acre, a fim de que as eleições do primeiro turno sejam concluídas. Segundo o presidente, a urna que falta ser apurada é de uma localidade isolada e precisou ser trazida de helicóptero para o Tribunal Regional Eleitoral do estado.

O ministro disse ainda que o transporte da urna, que contém 390 votos, depende das condições do tempo no local. No início da tarde, mais duas urnas de comunidades afastadas do estado chegaram ao TRE-AC após serem transportadas por barcos.

Lewandowski destacou que o TSE se mobilizará para proclamar o resultado o quanto antes assim que todos os votos forem computados. “Ainda há prazos para impugnações, e os ministros que foram sorteados para analisarem cada região verão processos de cada estado”, disse.

Segundo Lewandowski, caso o resultado não seja proclamado amanhã (5), isso ocorrerá, no máximo, até quinta-feira (7). A propaganda eleitoral só pode ser reiniciada 48 horas após a proclamação.

 

Edição: Aécio Amado