TRE-DF julga amanhã candidatura de Weslian Roriz

01/10/2010 - 21h31

 

Da Agência Brasil

 

Brasília - Caso tenha a candidatura indeferida na sessão de amanhã (2) do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a candidata Weslian Roriz (PSC) poderá recorrer da decisão, mas os votos que ela obtiver no domingo serão considerados nulos até que os recursos sejam julgados em definitivo. O resultado da eleição vai considerar apenas os votos dados às candidaturas válidas. Weslian Roriz substituiu o marido, Joaquim Roriz, que renunciou à disputa do governo do Distrito Federal.

De acordo com o vice-presidente do TRE-DF, Mário Machado, o tribunal vai obedecer o que está disposto nas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O sistema vai armazenar o voto em separado, mas os votos em candidatos cujo registro de candidatura foi indeferido é considerado nulo até decisão contrária que diga que a candidatura está deferida”.

Para Machado, tudo depende do resultado das eleições. “Se um candidato cuja candidatura está deferida conseguir mais de 50% da soma dos votos de todos os outros candidatos, inclusive daqueles que tiveram registro indeferido, ele já é vencedor. Se isso não ocorrer, vamos depender do caso concreto. Temos que saber se os registros estão deferidos ou não e aguardar o julgamento dos recursos”. De acordo com o vice-presidente do TRE, esse julgamento deve ocorrer antes do segundo turno.

Para o diretor-geral do TRE-DF, Fábio Moreira Lima, é possível que na segunda-feira (4) o eleitor do Distrito Federal ainda não saiba quem foi eleito, nem se haverá segundo turno. “Tudo depende do julgamento da candidatura amanhã e do resultado nas urnas ”.

 

Edição: Vinicius Doria