Festival literário reúne autores brasileiros e estrangeiros em Santos

22/09/2010 - 18h05

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Santos – A segunda edição do Tarrafa Literária – Festival Internacional de Literatura começa hoje (22) e vai até o próximo domingo (26) na cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo. O evento é uma boa oportunidade de conhecer e ouvir importantes autores brasileiros e estrangeiros da atualidade.

Os escritores Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, João Paulo Cuenca, Joca Reiners Terron e os desenhistas Angeli e Allan Sieber são alguns dos 18 autores que participarão das nove mesas de debates programadas. também confirmaram presença Maria Valéria Rezende, Cintia Moscovich, Celso de Campos Júnior, Guilherme Fiúza, Nina Horta, Roberto Muylaert, José Miguel Wisnik e os músicos João Barone, baterista do grupo Paralamas do Sucesso, e Zeca Baleiro, que estará lançando seu primeiro livro, intitulado Bala na Agulha.

O festival literário contará ainda com a palestra do camaronês Célestin Monga, considerado um dos mais importantes pensadores africanos da atualidade. Ele irá dividir uma das mesas de debate com José Miguel Wisnik, com quem vai conversar, no domingo, sobre as relações entre o Brasil e o Continente Africano.

 

O fotógrafo britânico Mark Crick, que em A Sopa de Kafka conta parte da história da literatura universal por meio de 14 receitas gastronômicas, parodiando a cada uma delas o estilo de autores como Homero, Marcel Proust e o próprio Kafka, e o canadense Jeremy Mercer, autor de Um Livro por Dia, no qual conta a experiência de morar por quatro meses em uma das mais conhecidas livrarias parisienses, a Shakespeare and Company, com a contrapartida de realizar alguns serviços e ler ao menos um livro por dia, também estarão no Tarrafa Literária.

O cantor e compositor baiano Tom Zé é quem fará o show de abertura do festival, às 19h30 de hoje, no Theatro Guarany, prédio do Centro Histórico de Santos inaugurado em 1882 e reformado recentemente. No local ocorrerão também as nove mesas de debates.

 

Toda a programação do festival está disponível no site www.tarrafaliteraria.com.br e a entrada é um livro usado que os organizadores prometem doar para instituições beneficentes.

 

 

Edição: Aécio Amado