IBGE discute uso do tempo na sociedade moderna

09/09/2010 - 7h32

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire,  o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, e o diretor de Estudos e Políticas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão, participam hoje (9), às 9h, no Rio, da abertura do 2º Seminário Internacional sobre Pesquisas de Uso do Tempo – Aspectos Metodológicos e Experiências Internacionais.

O encontro será realizado durante dois dias, das 9h às 18h, no Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) do IBGE, no bairro Maracanã. O objetivo é discutir os avanços e desafios de pesquisas sobre o uso do tempo e seus reflexos nas políticas públicas, especialmente nas políticas de gênero. Os resultados desse tipo de estudo implicam mudanças na forma como são vistas a divisão de tarefas entre homens e mulheres e a conciliação entre trabalho e família, entre outras.

O representante do escritório regional para países do Cone Sul do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulheres (Unifem), Rebecca Tavares, e a representante do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, também participam da abertura do encontro.

Edição: Graça Adjuto