Fipe revê para baixo projeção para a inflação anual em SP

02/09/2010 - 15h50

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Antonio Evaldo Comune, revisou a previsão que tinha feito no mês passado para a inflação na cidade de São Paulo, alterando a taxa de 4,9% para 4,7%, no encerramento de 2010. Essa variação está dentro da meta oficial de 4,5%. De janeiro a agosto, o IPC subiu 3,45%.

De acordo com o economista, há duas ameaças de pressão inflacionária: possibilidades de altas de preços do álcool combustível e das carnes devido a longa estiagem que atinge as zonas produtoras. Para Comune, o comportamento dos preços, na média de todos os grupos de despesas apurados pela Fipe, no entanto, tende a permanecer equilibrado no restante do ano. Para a primeira prévia do IPC de setembro, ele prevê alta de 0,19% e de 0,25%, no fechamento do mês, um pouco acima do apurado em agosto, que registrou 0,17%.

Quanto ao resultado do IPC de agosto, o economista destacou que a queda de preços nas médias dos alimentos, em 0,15% , apesar de indicar perda no ritmo de redução em comparação à julho (-0,40%), a taxa ainda está abaixo da média dos últimos quatro anos (0,41%).

 

 

Edição: Aécio Amado