Servidores fazem protesto contra o desconto de dias parados

12/08/2010 - 13h07

Da Agência Brasil

Brasília - Servidores públicos de diversos órgãos fizeram hoje (12) uma manifestação em defesa do direito de greve e contra o desconto dos dias parados. O protesto ocorreu no final desta manhã (12) em frente ao Ministério do Planejamento.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep), o governo está descumprindo o Decreto 5.500/2005 que trata da adoção de planos de reposição de trabalho para compensar as faltas em decorrência de paralisação ou greves no serviço público.

“Queremos ter nosso direito de greve assegurado. Não podemos ser penalizados por exercer um direito. Queremos negociar a reposição dos dias parados, mas o governo não quer repor os dias que foram descontados”, disse o secretário-geral do Sindsep no Distrito Federal, Oton Pereira Neves.

Servidores da área ambiental, por exemplo, tiveram corte de sete dias nas folhas de pagamento dos meses de abril, maio e junho. De acordo com o Sindsep, a reivindicação dos servidores é que o governo pague os dias descontados nos meses anteriores. Ao todo, segundo o Sindsep, servidores de oito órgãos que estavam de greve em 2010 negociam a reposição dos dias parados durante a paralisação.

O Ministério do Planejamento não se posicionou sobre a reivindicação dos servidores, mas disse que pretende continuar negociando.

 

Edição: Lílian Beraldo