Lula diz acreditar no acordo de paz entre Venezuela e Colômbia

07/08/2010 - 10h44

Jacqueline Bogdezevicius*
Enviada Especial

Bogotá (Colômbia) – Horas antes da posse do novo governo da Colômbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (6) que “acredita cem por cento em um acordo de paz” entre venezuelanos e colombianos. Otimista com as negociações em curso, Lula afirmou que a crise deve ser encerrada em breve, mas não indicou prazos.

Lula chegou no começo da noite de ontem a Bogotá e participou do jantar oferecido pelo presidente colombiano, Álvaro Uribe, no palácio presidencial Casa de Nariño. Hoje (7), Lula e outros 17 chefes de Estado da América Latina comparecem à  cerimônia de posse do presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos.

O conflito entre a Venezuela e a Colômbia foi deflagrado no último dia 22. Na ocasão, o embaixador colombiano denunciou, durante sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA), a suposta presença de 1,5 mil guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Libertação Nacional (ELN) em território venezuelano.

Desde então, Chávez anunciou o rompimento da Venezuela com a Colômbia. Foi intensificada a segurança na área de fronteira e há um clima de tensão no ar. Presidentes sul-americanos se uniram na tentativa de buscar um acordo para o fim do impasse. O presidente venezuelano negou as acusações.

*Colaborou Renata Giraldi//Edição: Graça Adjuto