Camex adia para a próxima segunda divulgação das lista de produtos norte-americanos retaliados

01/03/2010 - 13h58

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A lista de produtos norte-americanos que serão retaliados pelo Brasil, cuja divulgação estava prevista para hoje (1º), só será conhecida na próxima segunda-feira (8). A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior justificou o adiamento alegando que o grupo interministerial ainda está realizando ajustes na lista.

No final de 2009, a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil a retaliar os Estados Unidos em até US$ 830 milhões. A decisão foi motivada por uma ação do Brasil na OMC que reclamava de subsídios proibidos pelas regras da organização, mas concedidos pelos Estados Unidos a seus produtores de algodão.

A lista dos produtos retaliados foi aprovada pela Câmara de Comércio Exterior no incio de fevereiro, mas teve de passar por ajustes técnicos porque ultrapassava o valor de US$ 560 milhões, previsto inicialmente. Esse valor foi proposto para dar margem à retaliação em serviços e propriedade intelectual, que será usada se o Brasil julgar necessário.