Procon pede informações a empresas sobre atendimento a clientes afetados por blecaute

14/12/2009 - 15h47

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - As empresas de energia elétrica de São Paulo vão ter deprestar esclarecimentos à Fundação Procon sobre o atendimento aos consumidores que foram afetados pelo blecaute ocorrido nodia 10 de novembro.Por meio de nota, o Procon afirmou que o objetivo é fazer com que aspessoas que foram prejudicadas com a falta de energia sejam atendidasde maneira adequada pelas empresas.Segundo o Procon, umaconsulta feita com as empresas constatou que, só nos primeiros seisdias após o apagão, 19 mil usuários registraram queixas sobre produtoseletrodomésticos ou eletroeletrônicos que foram queimados ouapresentaram problemas após a queda de energia. Além de prestaresclarecimentos, as empresas também deverão implementar um plano deação para atendimento aos consumidores que foram afetados pelo blecaute.Osconsumidores que tiveram equipamentos danificados por causa da queda deenergia podem registrar suas reclamações nas empresas e concessionáriasde energia elétrica no prazo de até 90 dias. A empresa deve então abrirum processo específico de indenização e teráo prazo de dez dias para inspecionar o equipamento que foi danificado e15 dias para apresentar, por escrito, uma resposta ao pedido. Oressarcimento ao consumidor deve ser feito no prazo de 20 dias.