Presidente eleito da Abde elogia desempenho dos bancos públicos na crise externa

13/08/2009 - 20h13

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Os bancos públicosbrasileiros exerceram papel fundamental na crise econômicamundial e seus efeitos no Brasil, disse hoje (13) MaurícioChacur, presidente eleito da Agência Brasileira de InstituiçõesFinanceiras de Desenvolvimento (Abde).

Chacur, que concordou com aavaliação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobrea importância dos bancos públicos no combate aos efeitosda crise, disse as instituições públicasfinanceiras foram fundamentais para manter a oferta de crédito.“Eles não mudaram as suas condições decrédito, Pelo contrário, até reduziram as suastaxas [de juros]. E mantiveram o mercado de créditoaquecido. Proveram o mercado de crédito, que estava escasso nomundo como um todo”.

O ministro Guido Mantega fez aavaliação ao analisar hoje o resultado do Banco doBrasil no segundo trimestre deste ano. Com ativos totais de R$598,839 bilhões, mostrando crescimento de 43,9% em 12 meses, oBB voltou a ser a maior instituição financeira do país,superando o Itaú Unibanco. Mantega considerou que o desempenhodo BB “é uma lição para os bancos privados”.