Pesquisador diz que real não trouxe ganho homogêneo para brasileiros mais pobres

01/07/2009 - 6h41

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Do lançamento do Plano Real, em 1994, até hoje não houve um ganhohomogêneo para as camadas mais pobres da população brasileira. Aanálise foi feita à Agência Brasil pelo economista RicardoAmorim, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea).

“A gentenão tem, do Plano Real para cá, um período único em que a pobrezatenha se comportado tendencialmente igual”. SegundoAmorim, na fase imediatamente posterior ao lançamento da moeda houveum ganho de renda normal.

“Quando secombate uma inflação alta de forma muito rápida, sempre se tem umganho de renda entre a população mais carente e a populaçãotrabalhadora. Mas, passada essa fase inicial, você percebe que oPlano Real não contribuiu nada para a distribuição de renda oupara a diminuição da pobreza. Muito pelo contrário”.

Para opesquisador do Ipea, o real teve um impacto ruim sobre a estrutura derenda no país, afetando de forma intensa a indústria, “que era omotor da economia brasileira”. Isso provocou desemprego nas grandescidades, relacionado principalmente aos empregos formais e melhorremunerados. Ele afirmou que, “por tabela”, acabou afetandotoda a distribuição de renda, inclusive do pessoalinformal.

Amorimdestacou que, em determinado período, empresários que eram donos docapital acabaram direta ou indiretamente se associando com companhiasinternacionais ou reestruturando suas empresas. “Reduziu ocusto, manteve de certo modo a produção e conseguiu superar essemomento. Mas, a franca maioria das empresas brasileiras ou fechou ouvendeu para o capital internacional”.

SegundoAmorim, isso acabou gerando para essas pessoas mais ricas um ganhofinanceiro fantástico, que foi aplicado no mercado bancário comtaxas de juros maravilhosas. “Atrelado a isso, veio um desempregomuito grande”, afirmou. A classe de maior renda manteve a riqueza,enquanto os pobres sofreram. “Então, tanto na pobreza, quanto nadistribuição de renda, os impactos não foram bons”, frisou.