Venda de veículos até maio fica praticamente igual à dos cinco primeiros meses de 2008

04/06/2009 - 18h16

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O licenciamento de 1,150milhão de veículos nos primeiros cincomeses deste ano ano mostra vendas quaseidênticas às do mesmo período do ano passado – 1,151 milhão de unidades –, com quedade apenas 0,1%. Os dados foram apresentados hoje (4) pela AssociaçãoNacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Opresidente da Anfavea, Jackson Schneider, ressaltou que a reduçãodo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a melhora nocrédito ocorrida a partir de abril possibilitaram o resultado.“Estamos no mesmo ritmo, considerando que 2008 foi o melhor ano dahistória”, avaliou.

Levandoem conta apenas maio, os 247 mil veículos vendidosrepresentam crescimento de 5,4% em relação a abril e de 2,1% na comparação com o mesmo mês do anopassado.

Schneideracredita que o fim da redução do IPI na venda de veículos novos, previsto para  o próximo dia 30, levará à antecipação dasvendas neste mês. Consequentemente, ele estimou que haverá queda no número de unidades comercializadas em julho. ”Temos nossas preocupações referentes a isso [fim doIPI reduzido]. E temos que esperar para ver qual vai ser acontundência desse fato a partir de julho e as suasconsequências para o nosso mercado e para a produçãodestinada a esse mercado.”

Segundoo presidente da Anfavea, não está havendo negociação com o governo federal para pedir umaprorrogação do benefício fiscal.