Multas em operação contra desmatamento de araucária somam R$ 4,1 milhões

01/06/2009 - 18h39

Lúcia Norcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - AOperação Angustifolia (nome científico dopinheiro araucária) que o Instituto Brasileiro de MeioAmbiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizanaregião centro-sul do Paraná, com o objetivo de inibir ocrime de desmatamento da Floresta de Araucária, já aplicou até agora R$ 4,1milhões de multas e lavrou 133 autos de infração.

Do último dia25 de maio até hoje (1º) foram apreendidos de 553 metroscúbicos de araucária em tronco, 279 metros cúbicosde imbuia, 309 metros cúbicos de araucária serrada, 639metros cúbicos de lenha, 368 metros cúbicos de carvão,dois caminhões, um trator, um veículo e uma serrariamóvel. A operação vai até o próximodomingo (7).

Osuperintendente do Ibama no Paraná, José ÁlvaroCarneiro, ao participar hoje da audiência públicaAraucária e Sustentabilidade, na Assembléia Legislativado Paraná, disse que 60 equipes formadas por integrantes doIbama, da Polícia Federal, do Instituto Ambiental do estado eda Polícia Ambiental estão vistoriando uma áreade 1 milhão de hectares. “Operações como essavão se repetir de agora em diante. Até o final do anoteremos pelo menos mais duas”, disse à AgênciaBrasil.

Aaudiência pública realizada hoje, em Curitiba, integra aprogramação de abertura da Semana do Meio Ambiente 2009e foi organizada por entidades ambientalistas para discutir com asociedade civil organizada e com os gestores públicos asquestões relacionadas com o desmatamento da Floresta deAraucária, no estado.

“NoParaná derrubamos 92% da cobertura vegetal do estado,restando-nos 8%. No caso da Araucária, a situaçãoé bem mais grave. Temos 0,8% de cobertura”, disse osuperintendente do Ibama, ao comentar as centenas de fitinhasdistribuídas pelos ambientalistas aos participantes daaudiência pública com a frase: “Não deixechegar no zero”.