Cientistas brasileiros ajudam a sequenciar genoma bovino

23/04/2009 - 19h39

Danilo Macedo
Brasília - Depois de seis anos detrabalho, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), em conjunto com um consórcio internacional,conseguiu revelar a sequência do genoma bovino. O estudoservirá para o melhoramento genético do gado e poderáinterferir no aumento de produtividade e em característicascomo maciez, coloração e quantidade de gordura dacarne, na qualidade do leite e no aumento da resistência a doençase parasitas, como o carrapato.O estudo serápublicado amanhã (24) na revista norte-americana Science,considerada a mais influente do mundo na área científica.O trabalho de sequenciamento, montagem, análise e anotaçãodo genoma foi feito por mais de 300 cientistas de 25 países ecustou US$ 54 milhões. O pesquisador AlexandreCaetano, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, queliderou o trabalho dos cientistas brasileiros, disse que o trabalho se destaca por trazer novas ferramentas para a melhoria da qualidade do bovino. “O que nóstemos agora é uma nova ferramenta que nunca existiu antes eque nos permite realizar esse processo de avaliação emelhoramento de uma maneira mais rápida e eficiente e,eventualmente, abarcando questões que antes a gente nãotinha como fazer, trazendo mais eficiência produtiva e melhorqualidade de produto, tanto de carne quanto de leite”, afirmou durante a apresentação do estudo, hoje, na sede daEmbrapa.Segundo Caetano, atecnologia desenvolvida na pesquisa já está disponível,mas para que seja efetivamente aplicada no campo, alguns fatoresprecisam ser desenvolvidos. “Precisamos mais parceria com os atoresda cadeia produtiva para aplicar esse trabalho”, explicou.O pesquisador disse que em outrospaíses, como os Estados Unidos, principal financiador doestudo, a integração entre pesquisadores e produtores émais antiga e os resultados acabam aparecendo em menos tempo. Apesardisso, ele acredita que essa relação pode serdesenvolvida e o produtor tem a ganhar, na medida em que um dosobjetivos da pesquisa é realizar o processo de melhoramentogenético de maneira mais rápida e mais barata.O estudo, no Brasil, também contou com a colaboração de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e da Universidade Estadual de São Paulo.