CNA pede na Justiça intervenção federal no Pará

10/03/2009 - 17h09

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apresidente da Confederação da Agricultura e Pecuáriado Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), e o presidente daFederação de Agricultura e Pecuária do Pará(Faepa), Carlos Xavier, protocolaram hoje (10), no Tribunal de Justiçado Pará, em Belém, um pedido de intervençãofederal no estado. O objetivo da ação é fazercom que o governo estadual cumpra 111 pedidos de reintegração de possejá determinados pela Justiça paraense. Aspropriedades foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores RuraisSem Terra (MST). Segundo o presidente da Faepa, o Parátem mais de mil propriedades invadidas e 350 pedidos de reintegraçãode posse.

“Éum número absurdo que nos preocupa em funçãodo seu impacto econômico no estado, queprecisa de investimentos e investidores. Também é um pedido de ordemlegal, porque é uma preocupação com a democraciae com o Estado de Direito”, afirmou Xavier.

Segundo ele, o pedido de intervenção federal éuma forma de apoiar o governo estadual na retirada dos militantes dasfazendas.

O Tribunal de Justiça do Pará tem atéa próxima semana para decidir se encaminhamento o pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF).