Lula diz que Brasil vai se transformar em grande produtor de pescado

16/02/2009 - 8h13

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aocomentar visita ao estado de Pernambuco, o presidente Luiz InácioLula da Silva afirmou hoje (16) que espera que o Brasil seja nãoapenas auto-suficiente na produção de peixes, como umgrande exportador da indústria de pescado. Em Recife, elevisitou, na semana passada, a primeira fazenda marítimabrasileira.

“Emalguns anos, vamos nos transformar em um grande produtor de pescado.Hoje, o povo brasileiro come, em média, sete quilos de peixeper capita por ano. Outros países comem 9, 10, até12 quilos. Precisamos pescar mais para incentivar o povo brasileiro acomer mais peixe e para que a gente possa fazer com que o Brasiltenha na sua balança comercial um saldo positivo, exportandopescado para o mundo desenvolvido.”

Em seuprograma semanal Café com o Presidente, ele destacouque a expectativa é de que sejam produzidas 10 mil toneladas depeixes “genuinamente brasileiros” por meio de 48 tanquesinstalados na fazenda marítima de Recife. Segundo Lula, ogoverno pretende ainda capacitar pescadores artesanais da regiãopara a criação de espécies como o bijupirá.

“Fizemosum marco regulatório que esperou 15 anos e agora estamos tantonos rios, nas represas e nas hidrelétricas quanto no mar,autorizando áreas para que as pessoas possam criar peixes. Obenefício maior é o conhecimento científico etecnológico do Brasil em uma área nova. Espero queoutros exemplos aconteçam em outros estados para que o Brasilpossa se tornar um grande produtor de peixe.”

Sobre suavisita ao Ceará, o presidente afirmou que mais de mil famíliasestão assentadas na região e usufruindo da plantaçãode mamão, de girassol e também da produçãode peixes. A renda mensal, segundo Lula, chega a quase R$ 800. “Vocêtem sempre alguma coisa para estar vendendo no mercado”, disse ele.

“Éum exemplo que queremos continuar incentivando no Brasil. Épor meio dessas coisas que você leva para os pequenosprodutores, nos lugares mais longínquos do Brasil, que vocêconsegue ter o desenvolvimento e dar um salto de qualidade na vidadas pessoas.”