Lula pede união de países da América Latina e do Caribe

22/12/2008 - 8h30

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aocomentar a 1ª Cúpula da América Latina e doCaribe, realizada na semana passada na Costa do Sauípe (BA), opresidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a uniãodesses países, especialmente no enfrentamento da crise econômica. A avaliaçãofoi feita durante o programa semanal de rádio Cafécom o Presidente.

Acoisa mais importante que esse encontro trouxe foi a própriareunião em si. Nós precisamos nos aproximar mais,discutir melhor as oportunidades existentes entre os países.Nós precisamos formular estratégias políticascomuns, estratégias de desenvolvimento, estratégias decomércio exterior”, afirmou.

Parao presidente, o fato de todos os representantes dos 33 países convidadosterem comparecido foi uma demonstração do interesse em traçar políticas comuns.

“O mais importante éque vieram todos os que foram convidados, numa demonstraçãode que, nessa crise econômica, as pessoas perceberam que não podemos ficar dependendo de um ou de outro. Ou seja, nóstemos que depender do conjunto de países e temos que fazerrelações com todos, diversificar a nossa relação o máximo possível para que a gente não fiquedependente”, avaliou.