Consumo de energia diminui em várias regiões do país

25/11/2008 - 18h50

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O consumo de energiaelétrica diminuiu entre os meses de outubro e novembro,principalmente na indústria. Os dados constam do Boletim deCarga Mensal do Operador Nacional do Sistema (ONS), divulgado hoje(25).

Os números indicam umavariação negativa de 3,3% nos valores preliminares decarga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), entre outubroe novembro.

O boletim do ONS indica que tambémcontribuíram para esta queda a ocorrência de chuvasacompanhadas de temperaturas amenas a partir da 2ª semana domês, nos subsistemas Sudeste,Centro-Oeste e Sul.

No resultado acumulado dos últimosdoze meses (a taxa anualizada) o SIN a demanda por energia cresceu3,4%, em comparação a igual períodoimediatamente anterior.

A queda é ainda maior quandoanalisado os dados do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde osvalores preliminares de carga de energia indicam uma variaçãonegativa, entre outubro e novembro, de 5,2% - com crescimento de 1,1%sobre novembro de 2007.

Na avaliação do ONS,“a crise internacional pode estar afetando o desempenho daatividade econômica da região, levando setores de granderepresentatividade da indústria a tomarem medidas preventivas,como a suspensão temporária ou a reduçãoda produção”.

O órgão cita a cadeiaautomobilística como um dos fatores de reduçãodo consumo, em função da desaceleração naprodução de veículos.

Já os valores preliminares decarga de energia verificados em novembro no Subsistema Sul sinalizamuma variação negativa de 0,6% em relaçãoao mês de outubro, embora ainda apresente crescimento de 2,6%na comparação novembro 2008/novembro 2009.

No Subsistema Norte tambémhouve variação negativa de 1,4% em novembro, frente aoutubro deste ano, mas ainda apresenta crescimento de 4,6% em relaçãoa novembro de 2007.

A única exceçãona comparação mês/mês anterior foi noSubsistema Nordeste, onde o consumo cresceu 0,9% sobre outubro e 2,5%sobre novembro de 2007.