Governo ajuda Norte e Nordeste na compra de milho

12/11/2008 - 14h53

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Indústrias ecomerciantes de milho das Regiões Norte e Nordeste terãoajuda do governo para custear o transporte de milho adquirido nonorte de Mato Grosso. De acordo com o Ministério daAgricultura, o objetivo da medida é abastecer as duas regiõese ajudar os produtores mato-grossenses.

A Companhia Nacional deAbastecimento (Conab) vai leiloar sexta-feira (14) cerca de 50 miltoneladas de milho por meio de Prêmios para Escoamento deProduto (Pep). Essa modalidade de leilão serve justamente paracustear o transporte de alimentos para regiões consumidoras eapoiar a comercialização em pólos produtores.

Segundo a estatal, essa é aprimeira operação do tipo feita para milho em 2008. Osuperintendente da Conab, João Paulo de Moraes, disse que oleilão deve contribuir para a sustentação dopreço do grão. “Em algumas praças de MatoGrosso, a saca de 60 quilos de milho está sendo comercializadamuito próxima ou abaixo de R$ 11, valor de referênciausado pelo governo.”

Os interessados em participar doleilão terão que comprar o milho colhido no norte deMato Grosso e transportar até as Regiões Norte eNordeste, excetuando os estados de Rondônia, do Pará, doPiauí e do Maranhão.