Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Brasil é o país com o terceiro maioríndice de mortalidade infantil na América do Sul. A informação consta do Relatório sobre a Situação daPopulação Mundial 2008, divulgado hoje (12) pelo Fundo de População das Nações Unidas(Unfpa). De acordo com o estudo, a estimativa para este ano é que, em cadagrupo de mil crianças nascidas vivas no país, 23 morramantes de completar 1 ano de idade. O índice brasileiro sónão é maior do que o da Bolívia, com 45 mortes, e o doParaguai, com 32.
NaAmérica do Sul, a menor taxa foi registrada no Chile,que apresenta uma média de sete mortes para cada grupo de mil criançasnascidas vivas. Em seguida, aparecem Argentina e Uruguai, ambos com 13óbitos, e Venezuela, com 17.
De acordocom o relatório, o Brasil registra o terceiropior índice em relação à expectativa demortalidade entre crianças menores de 5 anos para 2008.
Aestimativa é que 32 meninos e 24 meninas nessa faixa etária em cada grupo de mil crianças nascidas vivas morram em decorrência das chamadas doenças da infância.A primeira posição nesse ranking é ocupada pela Bolívia,com taxas de 64 (meninos) e 55 (meninas). Em segundo, vem o Paraguai, com 43 e 32, respectivamente.