Manaus encerra eleições e aguarda resultado

26/10/2008 - 18h50

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Manaus - A votaçãoem Manaus terminou há pouco mais de quarenta minutos, pelo horário deBrasília, em função da capital amazonense teruma hora a menos pelo fuso horário etambém devido ao horário de verão, o que a deixacom duas horas a menos em relação à hora oficial dopaís. Agora, os eleitores aguardam com expectativapara saber se as urnas trazem como prefeito AmazoninoMendes (PTB) ou Serafim Corrêa (PSB). Nosegundo turno, Amazonino Mendes teve apoio do vice-governador OmarAziz (PMN), que foi o terceiro candidato mais votado no primeiroturno. Serafim Corrêa, por sua vez, recebeu apoio docandidato do P-SOL, Ricardo Bessa, último lugar em númerode votos no primeiro turno.

O ministro dos Transportes,Alfredo Nascimento e o governador do Amazonas, Eduardo Braga,personalidades políticas do estado com visibilidade no cenárionacional, e que, no primeiro turno, estiveram lado a lado na campanharealizada pelo candidato Omar Aziz (PMN), preferiram agora adotaruma posição de neutralidade.

A figurapolítica de renome nacional que ofereceu apoio a SerafimCorrêa foi o senador Arthur Virgílio (PSDB). Hoje (26),o senador declarou esperar uma votação consagradora emfavor de seu candidato.

"Paramim, essa eleição vai representar para Manaus acontinuidade de um trabalho que amadureceu e um governo que mereceuma outra chance, em vista de ter conseguido colocar a administraçãomunicipal em ordem e dos grandes investimentos que já fez",avaliou.De manhã, às 11h30 no horário deBrasília, os dois candidatos votaram, em sessõesdiferentes. Depois de votar, na zona centro-sul da cidade, AmazoninoMendes declarou que, ao longo do dia, iria "aguardar a vozsoberana do povo para saber o resultado das urnas".

Amazoninodisse que, se eleito, a primeira medida será "arrumar aprefeitura". Ele estava acompanhado de seu vice, o deputadofederal Carlos Souza (PP). "A primeira providência seráarrumar a casa, mas, ao tomar posse, preciso considerar o períodode transição para, assim, iniciar esse trabalho deorganização", disse.

Jáno Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, no centro de Manaus, ocandidato à reeleição, Serafim Corrêa, chegouacompanhado de uma comitiva de políticos, incluindo seu vice,Manuel do Carmo Chaves (DEM), o Maneca, o senador Arthur Neto (PSDB)e o ex-deputado federal pelo Amazonas, Pauderney Avelino (DEM).

Na horada votação, Corrêa declarou que a expectativa era devitória, mas que não acreditava numa grande diferençano número de votos. " Aexpectativa é de vitória. Fizemos tudo o que tinha queser feito. Agora, é esperar o cumprimento do dever cívicodo voto e aguardar o resultado. Acredito que haverá umapequena diferença, como sempre foram as eleiçõesde segundo turno aqui em Manaus, mas vamos ganhar", disseCorrêa.

Corrêadestacou que, se reeleito, a prioridade será solucionar oproblema da distribuição da água. "Vamosser reeleitos e, a partir da reeleição, vamos retomarmuitos trabalhos em curso, como o caso da água e avançar.A distribuição da água continua sendoprioridade, por meio do assentamento dos 640 quilômetros derede, que vão se juntar aos mais de 150 quilômetros quejá foram assentados", finalizou.

Oprocesso eleitoral em Manaus transcorreu normalmente, segundoinformações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Das2676 urnas disponibilizadas, apenas seis precisaram ser substituídas. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que Manaus é a quintacidade do país em número de eleitores e está àfrente de outras grandes capitais como Porto Alegre e Belém.Dos 27.170.855 eleitores aptos a votar no segundo turno da eleiçõesdeste ano, 1.056.277 estão na capital amazonense.