Negociações entre governo e oposição na Bolívia começam hoje

18/09/2008 - 8h56

Da Agência Brasil

Brasília - O governodo presidente Evo Morales e os governadores da oposição devem se reunir na manhã de hoje (18) na cidade deCochabamba, no centro do país, para a primeira rodada denegociações para resolver a crisepolítica na Bolívia. As informações sãoda BBC Brasil.

Morales havia marcado oencontro com a oposição no início da noite de ontem (17), mas a reunião precisou seradiada por causa das dificuldades de deslocamento dos governadores paraa cidade, segundo a Agência Boliviana de Informação(ABI).

“O Poder Executivo e os governadores vão se reunir para construirum diálogo para a solução dos problemas”,disse o porta-voz da presidência, Iván Canelas.

Moralespropôs que a reunião fechada e semintervalos, até que as partes cheguem a um acordo. Devemparticipar do encontro os representantes dos departamentos de Tarija,Beni, Santa Cruz e Chuquisaca.

Alémdeles, participam como testemunhas osecretário-geral da Organização dos EstadosAmericanos (OEA), José Miguel Insulza, membros da IgrejaCatólica, da União Nações Sul-Americanas(Unasul), da Organização das NaçõesUnidas (ONU) e da União Européia.

Aretomada do diálogo foi acertada na noite da últimaterça-feira (16), quando o porta-voz da oposiçãoe prefeito de Tarija, Mario Cossío, anunciou a assinatura deum pré-acordo com governo.

Odocumento foi assinado na cidade de Santa Cruz de la Sierra porCossío, que estava acompanhado pelo governador do Departamentode Santa Cruz, Ruben Costas, e pelo bispo da Igreja CatólicaJulio Terrazas.

Horasantes, o governador de Pando, LeopoldoFernández, havia sido preso acusado de ser o mandante da morte de pelo menos16 pessoas na última quinta-feira (10).