Crise internacional impede que BNDES faça novas captações de recursos no exterior

18/09/2008 - 19h51

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A superintendente da Área de Finanças do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  (BNDES), Maria Isabel Aboim, descartou hoje (18) a possibilidade de que a instituição venha a fazer uma nova captação de recursos no exterior, enquanto durar a crise internacional.

Segundo ela, a meta  do banco em termos de captação externa, que era de US$ 1 bilhão, foi plenamente executada no primeiro semestre deste ano. Maria Isabel disse que outras operações da instituição a  organismosinternacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) eo Banco Mundial (BIRD), vão ter continuidade dentro dos trâmitesnormais. “Nós ficamos quase sete anos fora do mercado e voltamos esteano. A idéia  é  ganhar presença continuamente a partir de agora, masdependendo das condições de mercado”, afirmou a superintendente.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho,  enfatizou que, embora haja várias alternativas de captação no exterior, “o mercado [internacional] é muito salgado. Nesse momento, não é interessante”.

Coutinho disse que vai esperar “a tormenta passar” para examinar a possibilidade de voltar a captar recursos no exterior. “Se não der, paciência. O BNDES está confortável nos próximos meses. Tem toda  tranqüilidade”, assegurou.