Pré-sal vai transformar petróleo em sabedoria e conhecimento, prevê Lula

08/09/2008 - 8h24

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aocomentar o anúncio, feito na última quarta-feira (3), da oferta de mais 44 mil vagas por universidades federais em2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçouhoje (8) que uma parte do dinheiro arrecadado com a exploraçãoda camada pré-sal será destinada à educação,para que a energia brasileira se torne “definitiva”.

“Quandoeu digo energia definitiva, é transformar o petróleo emsabedoria, em conhecimento. E aí, ela seráinesgotável”, disse em seu programa semanal de rádio Cafécom o Presidente.

ParaLula, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação eExpansão das Universidades Federais (Reuni) – apontado pelogoverno federal como responsável pelo aumento da oferta – é“motivo de orgulho”, já que em 2003 havia 113 mil vagasdisponíveis, contra 227 mil em 2009.

“Nós,praticamente, dobramos o número de jovens que vãoentrar na universidade. Os editais já estão prontos noMinistério da Educação, já forampublicados no Diário Oficial da União. Agora vai ter ovestibular e, se Deus quiser, vamos atingir essa marca.”

Opresidente acredita que, em 2010, o número de vagas ofertadasserá ainda maior porque as novas universidades jáestarão em funcionamento. De acordo com ele, a medida vaifazer com que o Brasil se transforme em uma nação“definitivamente rica e independente”.

“Trabalhocom o sonho de que o Brasil vai atingir o ápice da suacompetência internacional e da sua competitividade. O dia em que agente estiver com matéria-prima para exportar a nossainteligência, o nosso conhecimento transformado em pesquisa,em produtos manufaturados, que é o sonho desse país. Eeu espero que a gente possa cumprir.”

Desde2003, 12 universidades federais foram criadas. Outros quatroprojetos para criação de instituições deensino superior tramitam no Congresso Nacional, como a Universidadeda África. Segundo o Ministério da Educação,as regiões que irão apresentar maior crescimento nonúmero de vagas serão a Nordeste, com 112%, e a Sul, com107%.