Propaganda gratuita para vereador influencia pouco eleitorado, diz professor

19/08/2008 - 13h26

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apropaganda eleitoral no rádio e na televisão, que começouhoje (19), pode ser decisiva para os candidatos a prefeito, mas nãodeve resultar em maior número de votos para os que concorrem ao posto devereador. A avaliação é do professor daFaculdade de Comunicação da Universidade de Brasília(UnB), Paulo José Cunha. Segundoele, a campanha no rádio e na TV tem dois objetivos: mostrar aoseleitores quem são os candidatos; e organizar as campanhas dosmajoritários. Como o tempo dos candidatos proporcionais é menor, o resultado em votos também não seráexpressivo na opinião do professor.“Otempo é tão curto que a primeira função écumprida [de informar quem são os candidatos].Dificilmente, você vai ter alguém, candidatoproporcional, que tenha se elegido exclusivamente com o uso dapropaganda do rádio e da televisão”, afirmou.Eleacredita que em disputas majoritárias acirradas, uma campanhano rádio e na TV bem feita pode ser o diferencial. János casos de eleições em que um candidatos a prefeitotem grande vantagem sobre os demais, a propaganda não terátanta influência no resultado. Emvez de privilegiar o horário eleitoral na TV e no rádio,José Cunha sugere que o candidato a vereador invista mais nocontato direto com o eleitorado. “A campanha proporcional é feita,preferencialmente, no corpo-a-corpo. Reuniões com grupos deeleitores de determinada categoria profissional, gasto de sola desapato na rua, participação em comício e ocontato direto entre eleitor e candidato. A campanha se processadessa forma e não por meios eletrônicos”, argumentarJosé Cunha.ParaJosé Cunha, os candidatos avereador terão melhores resultados se concentrarem osdiscursos na TV e no rádio em dois ou três temas em quetenham maior afinidade e que sejam de interesse dos eleitores. “Comisso ele cria uma marca, uma carimbo perante o eleitorado”.“Aqueleque fala de tudo não está falando de nada. O candidatoque trata de um tema e aprofunda mais o seu discurso em torno dessetema, é óbvio que ele terá mais chance deconquistar os votos dos interessados naquele tema”, argumentou oprofessor. Elelembra ainda que as formas de absorção da propagandaeleitoral ocorrem mais no plano emocional do que o racional. Nessesentido, as músicas, jingle ebonitas imagens que mostrem o futuro prometido poderão terbons resultados.Os blocos diáriosda propaganda gratuita serão de 30 minutos no rádio, de7h às 7h30 e de 12h às 12h30, e na televisão de13h às 13h30 e de 20h30 às 21h. Os candidatos aprefeito vão ocupar as segundas, quartas e sextas-feiras e oscandidatos a vereador as terças-feiras, quintas-feiras esábados. Nos domingos não será veiculada apropaganda. Haverá ainda inserções doscandidatos a prefeito de 15, 30 ou 60 segundos, a serem veiculadaspelas emissoras ao longo da programação, entre as 8h ea meia-noite.