Troca de combustível pode ter ocasionado queda de avião monomotor no Rio

03/03/2008 - 15h22

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O aviãomonomotor que caiu ontem (2) na Barra da Tijuca, na zona oeste, foiabastecido com combustível incompatível - em vez degasolina, recebeu querosene. Esse é o resultado preliminar dasinvestigações sobre as causas do acidente. O laudoconclusivo deve ficar pronto em 90 dias.Mesmo assim, o delegado da Polícia CivilCarlos Augusto Nogueira, que acompanha o caso junto com o ServiçoRegional de Investigações de Acidentes Aeronáuticos(Seripa), diz que ainda não é possível saber sea troca de combustível teria levado ao acidente. “Vamosaguardar todos os laudos técnicos para definir se foi esse omotivo da queda."Pela linha adotada na investigação,já está comprovado que o piloto da aeronave, FredericoCarlos Xavier Tolla, acompanhou o abastecimento. Ele assinou as notasfiscais emitidas pela BR Distribuidora, fornecedora do combustível,referentes ao pagamento pelo querosene. Segundo o delegado, a polícia vai ouvirainda os responsáveis pelo abastecimento na BR e tambémmoradores que presenciaram a queda do monomotor na Avenida dasAméricas, uma das mais movimentadas da Barra.O avião foi abastecido no Aeroporto deJacarepaguá, de onde partiu às 11h50 de ontem, comdestino a Florianópolis. A queda foi notificada trêsminutos depois. As quatro pessoas que estavam a bordo morreram.O superintendente da Empresa Brasileira deInfra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) no local, LuizFernando Marques, explicou que abastecimento de gasolina e queroseneé feito por caminhões diferentes. Segundo ele, como opreço dos dois combustíveis é diferente, seriadifícil o piloto se confundir. “Sem dúvida [opiloto teria como ver o combustível]. Até por causado preço - o preço do querosene é bem inferiorao da gasolina”, disse Marques. “O caminhão tem um marcador igual ao dospostos da rua onde é possível conferir qual a litragemé colocada na aeronave. O que der na bomba é o que ele[piloto] vai pagar, muitas vezes, à vista.”Ainda de acordo com o superintende da Infraero, atranscrição das fitas com uma hora e 20 minutos deconversa entre o piloto e a torre de controle deve ser apresentadaainda hoje (3) aos peritos do Seripa. Os técnicos do Seripa estiveram nesta manhãno local do acidente para recolher peças e destroços doavião.