MEC vai supervisionar cursos de pedagogia e normal superior

21/01/2008 - 20h40

Camila Vassalo
Da Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Educação (MEC) pretende enviar até a semana que vem a notificação às 60 instituições de ensinosuperior que oferecem cursos de pedagogia e normal superiorque estão sujeitas à supervisão da pasta.

Segundo o secretário de Educação Superior do ministério,Ronaldo Mota, após o recebimento, as instituições terão dez dias para se manifestarem sobre os problemas apontados pelo Sistema de Avaliação da EducaçãoSuperior (Sinaes). A mesma notificação também prevê que ainstituição proponhaalgumas medidas para solucionar os problemas.

“Opaís tem uma tradição de realizar avaliaçõese o faz razoavelmente bem. O que estamos fazendo é, por meio de um processo de supervisão, conseguiridentificar em cada curso aqueles que por ventura tenham doisindicadores que podem estar associados à deficiência”.

De acordo com o secretário, os 49 cursos de pedagogia e os 11 de normalsuperior vão apresentar aoMEC diagnósticos e medidas saneadoras para que a comissãode supervisão da Secretaria de Educação Superior avalie cada caso e defina as medidas a serem adotadas.

Emcasos de cursos de má qualidade comprovada, a legislaçãopermite que o ministério suspendaimediatamente o vestibular ou ordene a transferência dealunos para outras instituições.