Petrobras oferecerá R$ 80 milhões para apoio a projetos culturais

08/01/2007 - 14h05

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Iniciativasculturais de diversos segmentos podem ser inscritas até o início de fevereirono Programa Petrobras Cultural e concorrer a parte da verba recorde de R$ 80 milhões,sendo R$ 60 milhões para seleção pública e R$ 20 milhões para projetosconvidados.

Lançada oficialmente em dezembro do ano passado, a edição2006-2007 do programa oferece novas linhas de patrocínio, como a de formação, que vaibeneficiar projetos que utilizem a educação como forma de promover as artes. Agerente de patrocínio da Petrobras, Eliane Costa, lembra que, a cada edição,a Petrobras promove eventos com produtores culturais de várias regiões do país para divulgar e incentivar aparticipação de produtores culturais fora do eixo Rio-São Paulo, que em geraltêm menos acesso a recursos para esta finalidade.“Éuma oportunidade de discutir os processos, apresentar os critérios das seleçõese incentivar os produtores de cada lugar a participar. É uma chance ainda decada membro da comunidade ver que outras pessoas, em situações semelhantes,conseguiram o patrocínio através de seleções públicas”, explica ela.Deacordo com Eliane Costa, essa iniciativa de divulgação já está gerandodescentralização. Na edição de 2003-2004, 68% dos projetos selecionados eramprovenientes do Rio de Janeiro ou de São Paulo. Na edição seguinte, essadistribuição já havia sido invertida: 43% dos selecionados vieram desses doislocais, enquanto 57%, dos demais estados. Asinscrições terminam em datas distintas para cada área. Os prazos e oscritérios de seleção podem ser consultados no site www.petrobras.com.br/cultura.