Recife ganha restaurante-escola e cozinha comunitária

27/12/2006 - 8h10

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Começa a funcionar hoje (27) na capital pernambucana um restaurante-escola que vai ofereceraulas práticas de gastronomia e segurança alimentar a 240 alunos de escolaspúblicas, por ano. A iniciativa também vai beneficiar a população de baixa renda,disponibilizando 500 refeições por dia ao custo de R$ 3,00.

O projeto, viabilizado por meio deparceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fomee a prefeitura do Recife,recebeu investimentos de R$ 456.987,00.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias,participa da inauguração do restaurante, juntamente com o prefeito João Paulo.A solenidade está programada para as 10 horas, no Centro Público dePromoção de Trabalho e Renda, no bairro de Casa Amarela, que foi reformado como apoio da Fundação Banco do Brasil.

 No final da manhã, Patrus Ananias inaugura também a sétima cozinhacomunitária do Recife, no bairro da Várzea. De acordo com o secretáriomunicipal de Ciência e Tecnologia, Florival Carvalho, as ações fazemparte do Programa Fome Zero, que tem por objetivo melhorar a questãonutricional dapopulação, não só na capital pernambucana, mas em todas as cidades doBrasil.Ele disse que os alimentos a serem usados no restaurante-escola serãoproduzidos em hortas comunitárias e assentamentos agrícolas.

Os projetos do Fome Zero, realizados em parceria entre o governo federale a prefeitura da capital, contemplam ainda a instalação da nona hortacomunitária no bairro do Totó. Vinte famílias serão beneficiadas com a produçãocoletiva de tomate, cenoura e alface de forma orgânica, que vai resultar nageração de trabalho e renda.