Recuperação nas vendas eleva faturamento dos supermercados

20/12/2006 - 14h41

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos de Oliveira, atribuiu hoje (20) o crescimento das vendas em valores reais no setor supermercadista à recuperação que vem ocorrendo no setor desde setembro. Oliveira destacou também a recuperação dos preços que estavam represados nos supermercados em torno de 1,3%. Segundo balanço mensal da Abras, em novembro, as vendas cresceram 0,92% em comparação com outubro, e 2,23% em relação a novembro de 2005. No acumulado do ano, houve queda de 1,79%. “Eu diria que esses dois fatores nos levaram a ter números muito positivos em novembro e, ao mesmo tempo, reduziram  nossa queda nas vendas, de tal forma que passamos de um número de -2,2% para -1,79%, nos dando esperança de alcançar um bom mês de dezembro”, ressaltou Oliveira.  Ele disse que, se em dezembro deste ano o setor alcançar crescimento de 4,5% a 5% sobre dezembro do ano passado, o acumulado de -1,7% poderá ser revertido para 0%. “Esse número, comparado com o desempenho desde o início do ano, que era de índice negativo sobre índice negativo, será considerado um número muito positivo”.Conforme o balanço da Abras, o volume de vendas aumentou 5,1% no acumulado de janeiro a outubro em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse indicador, comparado ao indicador de vendas financeiras, mostra uma distância significativa, com retração de 2,23%.“Portanto, são quase 8 pontos percentuais de distância. Embora saibamos que as classes de poder aquisitivo menor estão comprando mais e produtos mais baratos, e que a classe média está trocando produtos por outros mais baratos e também por os preços estarem em queda, mesmo assim, essa distância é muito elevada”. A expectativa é que haja recuperação gradual do volume de vendas para obter diferença menor no final de 2007. A venda de produtos importados cresceu 2,5% em 2006 contra 2,2% no ano anterior. Segundo Oliveira, o aumento ocorreu em decorrência da manutenção do câmbio ao longo do ano. “Isto estimulou os supermercados a comprar mais produtos importados, trabalhar no sentido de buscar novos segmentos desses produtos e trazê-los a preços menores”.No mês de dezembro, período em que normalmente as vendas de produtos importados aumentam, devido às festas de fim de ano, as vendas devem crescer ainda mais. A projeção é de aumento de vendas principalmente nos produtos de bazar, brinquedos, produtos para férias, que são comprados no final de ano. "Isso trará não só o fator de alternativa de escolha para o consumidor, como também preços mais baixos em muitos desses produtos”, afirmou.